FOI PORREIRA A FESTA, PÁ !

Dia de Portugal - Bruxelas 2010

FOI PORREIRA A FESTA, PÁ !

É tempo de rescaldo.
Terminada e festa dos dias 19 e 20 de Junho na Place Flagey, em Ixelles, parece-me normal fazer alguns comentários sobre este evento e a importância que ele tem no movimento associativo.

Depois de um longo "afastamento" causado pelos trabalhos de restauração da Place Flagey, voltamos a fazer a "Festa da Comunidade", na praça e na comuna onde historicamente tudo começou.

Na década de 70, por iniciativa do movimento associativo, foram organizadas algumas festas com o nome de "Festa dos Santos Populares". Pelo interesse despertado, estas festas foram o embrião das festas que se seguiram até aos dias de hoje.

Nos anos 80, no quadro das comemorações do "Dia de Portugal de Camões e das Comunidades", o movimento associativo transformou a "Festa dos Santos Populares" em "Festa da Comunidade".

No inicio, participavam na festa, unicamente associações e clubes desportivos. Só mais tarde, com o intuito de dar mais relevo à festa, foram convidados comerciantes que representassem bebidas, produtos alimentares, artigos ou artesanato de origem portuguesa.

Convém lembrar e, é de salutar justiça recordar que estas festas sempre se fizeram com o apoio da Embaixada de Portugal e com a ajuda de alguns funcionários da mesma.

Foi já nos anos 90, que esta "parceria" (Embaixada/Associações) se acentuou de tal forma que, já não se sabia quem era quem, passando a ser os serviços da embaixada quem promovia e organizava a festa com a participação das associações. Daí a confusão de ainda hoje muita gente intitular a festa de: "Festa da Embaixada".

Com a fundação da FAPB, (Federação das Associações Portuguesas na Bélgica) coube à recente federação a responsabilidade de pela primeira vez, organizar a "Festa da Comunidade" e "reconquistar" simbolicamente a Place Flagey.

Este ano, Junho de 2010, muitos foram os portugueses que passaram pela festa. Foi pena que o mau tempo não tenha ajudado mas, mesmo assim, estou convicto de que: "Foi porreira a festa pà !"

Houve música, gastronomia, dança e exposição de pintura. Houve muita confraternização entre portugueses e amigos de outras nacionalidades. De forma simbólica comemorou-se uma vez mais o Dia de Portugal, contribuindo-se, assim para que a comunidade portuguesa saia mais unida e reforçada no dignificar da nossa lingua e cultura.

Verificou-se que a maioria dos presentes ficou satisfeita com o evento. Decerto também houve descontentes. Cabe-nos a nós fazer com que as próximas festas sejam melhores. Só assim, poderemos recompensar os descontentes.

AGRADECIMENTOS

Se bem que a festa tenha sido organizada pela FAPB, é bom lembrar que mais uma vez, a Embaixada de Portugal contribuiu de forma decisiva para a sua realização.

Permito-me dizer que o Sr. Embaixador Bramão Ramos e o Sr. Duarte Bué Alves, não só apoiaram como ultrapassaram em dedicação, disponibilidade e apoio todas as expectativas.

Enquanto português, aqui fica o meu humilde agradecimento à FAPB, Embaixada de Portugal, Comuna de Ixelles, Caixa Geral de Depósitos, associações, clubes, comerciantes, artistas e, a todos os que acreditaram e permitiram a realização desta festa.