SER PORTUGÊS AQUI !

Para quê esta pàgina ?
Talvez para desabafar, talvez para anunciar, talvez para ler comentàrios, quem sabe ?

Por aqui estamos, por aqui ficamos e...

Na Bélgica existem vàrias associações portuguesas, umas desde os anos 60/70 e outras mais recentes. Tudo isto pelo simples facto de ainda não se ter configurado um Portugal de onde não seja preciso emigrar.

No inicio, estas associações e clubes, foram formadas por estudantes,refugiados polìticos e emigrantes econòmicos, mas todos eles saìram de Portugal pela mesma razão, à procura de melhor vida, em troco do seu esforço e capacidade de trabalho. Todos diferentes e portanto, todos iguais.

Durante trinta anos de emigração, a comunidade portuguesa integrou-se de forma discreta na sociedade belga, participando assim activamente na vida do paìs de acolhimento.

Mais tarde (1986), com a entra de portugal na Comunidade Europeia (CEE), a comunidade portuguesa aumentou consideravelmente com a chegada de novos emigrantes.

À anterior emigração, constituida por trabalhadores por conta de outrem e trabalhadores por conta pròpria,juntou-se a nova emigração, composta pelos novos funcionàrios da função publica europeia.
È este multiplo conjunto de portugueses que, forma hoje a chamada "Comunidade Portuguesa".

No inicio a comunidade portuguesa, estava organizada unicamente à volta de associações sem qualquer aspecto federativo. Actualmente esta realidade està alterada pela positiva, jà que, foram criadas duas federações no quadro do movimento associativo português.

A necessidade de coordenar e organizar a comunidade, fez com que a maioria dos animadores associativos, fundassem a Federação Portuguesa de Futebol (FPFB) e a Federação das Associações Portuguesas na Bélgica (FAPB).

Continua...