quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Pouca terra, pouca terra


BE quer reactivar linha do Tua e ligá-la à rede de alta velocidade espanhola

O Bloco de Esquerda acredita ser possível salvar a linha do Tua e prolongar a via-férrea até Bragança com ligação à rede de alta velocidade espanhola. Uma posição que vão defender sábado, numa iniciativa em Trás-os-Montes.

O deputado bloquista Heitor de Sousa e membro da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações da Assembleia da República, participa numa conferência de imprensa na estação do Tua. Um local onde o comboio não chega há mais de dois anos, desde o último de quatro acidentes que confinaram a circulação ao troço entre o Cachão e Mirandela.

Heitor de Sousa vai apresentar um projecto de lei do BE, datado já de Maio. Mas o partido espera que dentro de pouco tempo existam «razões mais fortes» para ser apresentado na Assembleia da República.

O deputado disse, em declarações à Lusa, que «se o desfecho do processo, (já iniciado) de classificação da linha do Tua como monumento nacional for positivo, haverá maior possibilidade de êxito da iniciativa parlamentar».

Heitor de Sousa vai colocar uma faixa na antiga ponte ferroviária desactivada, no Tua. Um protesto simbólico que se irá no distrito vizinho de Vila Real, onde Heitor Sousa vai chamar a atenção para o abandono das linhas do Corgo e Tâmega.

O deputado recorda que a então secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, foi «à região fazer grandes promessas» para a reabilitação, mas «verifica-se que elas estão a desaparecer e o que existe é um corredor cheio de mato».

http://www.tvi24.iol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário