sexta-feira, 25 de março de 2011

Dà que pensar...

«O atraso de Portugal é grande. A economia é deficitária. Mesmo que se eliminassem todos os lucros da grande burguesia e se procedesse a uma melhor distribuição da riqueza, o produto nacional não asseguraria, ao nível actual, a acumulação necessária para um desenvolvimento rápido e uma vida desafogada para todos os portugueses.

Para o melhoramento das condições de vida gerais será necessário aumentar a produção em ritmo acelerado. E isso obrigará não só a investir como a trabalhar mais e melhor.»

Álvaro Cunhal, discurso ao VII Congresso do PCP, Outubro de 1974

2 comentários:

  1. "discurso ao VII Congresso do PCP, Outubro de 1974"

    Meu caro,

    Tudo isso foi feito pelo binómio POVO/MFA:

    •Tinham como ideais "democratizar, descolonizar e desenvolver" o país.

    •Nacionalizou a banca e as companhias de seguros, os sectores básicos da produção, as principais empresas de transportes e comunicações, criando um sector público de peso determinante na nossa economia, na regulação do mercado e no comércio externo.

    •Realizou a Reforma Agrária com a expropriação do latifúndio, dando origem à constituição de unidades colectivas de produção constituídas e dirigidas por trabalhadores assalariados rurais, trabalhadores sem terra, pequenos e médios proprietários rurais.

    •Aprovou uma nova lei do arrendamento rural, e devolveu aos povos os terrenos baldios.

    •Melhorou e dignificou substancialmente as condições de vida dos trabalhadores em geral e das mais vastas camadas da população.

    •Promoveu transformações progressistas no ensino, e um extraordinário aumento da frequência escolar.

    •Aprovou a criação do Serviço Nacional de Saúde, e desenvolveu a cultura e o desporto populares.

    •Consagrou-se o SMN.

    •aprovou-se a CRP.

    •Organizaram-se eleições.

    Mesmo assim, meu caro está por cumprir o ideal de desenvolvimento social para o país defendido no 25 de Abril.

    Há ainda níveis de desigualdade social e pobreza que não estavam nos nossos objectivos.

    É verdade que não se pode comparar o Portugal do passado ao Portugal do presente.

    Assim, podemos com firmeza afirmar que de 74 aos nossos dias a estratégia do Capital não se alterou muito, apenas se adaptou criativamente aos dias que vivemos e às batalhas que foi ganhando e perdendo.

    Depois meu caro a modernização dos meios de produção, as novas técnologias e a formação daqueles que estão dispostos a trabalhar exige de quem governa que fiscalize o capital e não esteja ao seu serviço. BPN, PT, etc., etc.. ão pode ser o regabofe continuado.

    Um abraço,

    Sérgio

    ResponderEliminar
  2. BCP
    Vara recebeu indemnização de meio milhão de euros
    Maria Ana Barroso
    25/03/11 17:24

    .Armando Vara recebeu, no ano passado, 562,19 mil euros como indemnização pela sua saída da gestão executiva do BCP.

    A este montante juntam-se os 260 mil euros recebidos de Janeiro a Julho de 2010, altura em que renunciou ao cargo.

    "O Conselho Geral e de Supervisão deliberou (...) autorizar a celebração do contrato de cessação do vínculo de administração, com salvaguarda do recebimento por aquele da quantia correspondente às remunerações fixas que seriam por ele recebidas até ao termo previsto para o exercício de funções", ou seja, o final do ano passado, diz o relatório de governo da sociedade do BCP, hoje divulgado. Por isso, refere ainda o documento, "foi-lhe paga a importância de 562.192,38 mil euros".

    Os trabalhadores quando se despedem ou pior quando são despedidos não recebem prendas como esta e é pena porque nascemos todos iguais só depois uns são mais iguais que os outros.

    Sérgio

    ResponderEliminar