sábado, 2 de abril de 2011

Ultrapassagem pela esquerda

Quando a montanha não vai a maomé, vai maomé à montanha


BE abre a porta a eventual aliança com o PCP

Na moção de orientação política Juntar Forças pelo Emprego e Contra a Bancarrota, cujo primeiro subscritor é Francisco Louçã, o Bloco de Esquerda (BE) deixa entreaberta a porta a uma eventual aliança com o PCP.

No documento, que será debatido na VII Convenção do BE, agendada para 7 e 8 de Maio em Lisboa, pode ler-se que a convergência entre os dois partidos é “valorizada” pelos bloquistas e tem vindo a traduzir-se na “luta contra as medidas liberais e em defesa dos salários e do emprego”.

Apesar das “diferenças assinaláveis” entre o Bloco e o PCP, os signatários da moção A entendem que o “objectivo da vitória” exige e implica a “aproximação de esquerdas com ideias diferentes”, pelo que, argumentam, “todos os contributos para a unidade
são caminhos para a maioria”.

E, numa clara tentativa de criar uma ponte de diálogo com os comunistas, recordam que “nenhum partido minoritário será capaz de, por si só, aplicar uma política socialista”.

Desde a contestação ao Código de Trabalho que a concordância entre os bloquistas e os comunistas se tornou mais notória. E, mais recentemente, repetiu-se nos protestos parlamentares contra as novas propostas do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).

Em vésperas de eleições legislativas, a moção A (da actual direcção) apresenta-se também como um programa eleitoral, apontando respostas concretas para os sectores da
economia, justiça, saúde, educação e cultura.

O BE almeja ser um “partido de massas” e, para tal, são traçados diversos caminhos: mais capacidade de acção local, maior intervenção da juventude em áreas de influência e “formação de alianças sociais que polarizem à esquerda as escolhas políticas”.

Aproveitando o momento da convenção, em período de pré-campanha, os subscritores vão atacar uma eventual coligação governamental que venha a reunir o PSD, o PS e o CDS (esta será uma das bandeiras da campanha bloquista) e pretendem acusar os socialistas de se terem “convertido ao liberalismo”.

Na convenção dos bloquistas serão ainda apresentadas outras três moções: Acrescentar Liberdade, Democracia e Socialismo às Lutas Anticapitalista e Antitotalitária, de João Pedro Freire, Mudar de Rumo. Por Um BE 100% à Esquerda, de Gil Garcia(Ruptura/FER), e Por Uma Maioria Social de Esquerda, de Jorge Céu.

Maria José Oliveira
Público • Sexta-feira 1 Abril 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário