sexta-feira, 11 de junho de 2010

Donos do descontentamento

Capitalizar o descontentamento

Em vésperas de manifestação da CGTP em Lisboa, não custa pensar em duas situações. Em primeiro lugar, é raro ver acções de sindicatos ligados à CGTP em separado. Como foi recentemente a greve dos operadores dos transportes públicos e dos funcionários dos CTT, que ocorreram em dias seguidos. O impato na nossa vida coletiva, convenhamos, é maior quando tais acções são feitas em curtos espaços de tempo.

Tal como este exemplo recente, muitos poderiam ser encontrados ao longo das últimas décadas. Em segundo lugar, só ingenuamente se poderia pensar que tal nada teria a ver com a moção de censura ao Governo apresentada 10 dias antes pelo PCP, que foi previsivelmente chumbada, mas que serviu de mote para prometer ao Governo que a luta que se perdeu no Parlamento teria expressão na rua.

Numa altura de crise como a que vivemos, há terreno fértil para que quem tem mais influência no mundo sindical acabe por tentar partido disso.

Infelizmente, aquilo que deveria ser uma legítima expressão de descontentamento dos trabalhadores soa a grande manobra do PCP para capitalizar esse mesmo descontentamento. O que é pena.

http://aleidemurphy.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário