quinta-feira, 3 de junho de 2010

Rosa Coutinho


Almirante Rosa Coutinho fica, merecidamente, na História da Revolução Portuguesa, como um dos militares do MFA de maior vulto. Militar distinto, revolucionário lúcido e corajoso, a ele muito devem os portugueses que se orgulham do levantamento militar dos capitães de Abril e da revolução popular que se seguiu e pôs fim a meio século de ditadura.

Rosa Coutinho integrou desde logo a Junta de Salvação Nacional presidida pelo Gen Spínola não por ser um dos seus preferidos mas por indicação dos oficiais da Armada envolvidos na preparação da revolta militar que nele reconheciam o militar prestigiado, corajoso e inteligente para levar de vencida o regime salazarista e os que, como Spínola e outros generais da Junta de Salvação Nacional, pretendiam que ela caísse sim... mas num colchão de penas.

Foi um defensor sem tergiversações, desde a primeira hora, da independência das colónias portuguesas na Junta de Salvação Nacional, como presidente da Junta Governativa de Angola e no Conselho da Revolução. Tive a oportunidade e o privilégio de algumas vezes com ele conversar e discutir acerca da revolução e da descolonização. Era uma pessoa sempre pronta a encontrar o lado optimista mesmo nas situações mais complicadas e a contemplar-nos com o seu riso franco e fino humor.

Foi muito controverso e isso - em tempo de revolução e de grandes mudanças - é também uma prova da sua grandeza.

# posted by Raimundo Narciso
http://puxapalavra.blogspot.com/

************************************************
Nota de rodazé: Fica-me a imagem de uma conversa muito amigavel na companhia de um bom prato e vinho português, num particular local de bruxelas.

Sinceras condolências à famìlia e... Aquele Abraço.
zézen

Sem comentários:

Enviar um comentário