sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Amen...


Que Merda é esta senhora ministra !?


Ministra da Saúde quer assistência religiosa em casa dos doentes

Aplicação da regulamentação sobre o acompanhamento espiritual ainda está por fazer em parte da rede hospitalar do SNS
A ministra da Saúde, Ana Jorge, afirmou esta Terça-feira que é preciso garantir a assistência espiritual nos tratamentos de saúde prestados em casa dos doentes, caso seja essa a sua vontade.

O aumento do envelhecimento da população e das doenças crónicas têm conduzido a “uma aposta” nos cuidados domiciliários, que devem incluir a dimensão religiosa, afirmou a responsável na abertura no 23.º Encontro Nacional da Pastoral da Saúde.

A proposta é convergente com uma das prioridades defendidas pelo coordenador da Comissão Nacional da Pastoral da Saúde, Mons. Vítor Feytor Pinto.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o sacerdote afirmou ser preciso “passar da ideia de que toda a Pastoral da Saúde se realiza, em termos de espiritualidade, nos hospitais, para uma concepção de que o trabalho realizado no domicílio é muito mais importante e deve ser realizado pelos cuidados paroquiais”.

Mons. Feytor Pinto lamentou as dificuldades sentidas pelas comunidades paroquiais para estruturar um acompanhamento mais próximo dos doentes, dado que durante muito tempo a sua Pastoral da Saúde concentrava-se “em dar os sacramentos na parte final da vida”.

Ana Jorge referiu-se igualmente à necessidade de alargar a assistência espiritual e religiosa a toda a rede hospitalar do Serviço Nacional de Saúde, um objectivo já previsto na lei mas ainda por concretizar, apesar dos “inegáveis” progressos alcançados.

Na sua intervenção, a ministra aplaudiu os esforços realizados na humanização dos cuidados de saúde e na valorização da espiritualidade no processo terapêutico: “Portugal tem, também nesta matéria, motivos de orgulho pela abordagem que tem feito a esta questão”.

Depois de reiterar que a “assistência espiritual e religiosa em nada enfraquece a dimensão científica da terapêutica”, não havendo entre essas dimensões “qualquer incompatibilidade”, Ana Jorge realçou que “olhar para o doente e não apenas para a doença é um imperativo dos serviços de saúde”.

O Encontro Nacional da Pastoral da Saúde, dedicado ao tema “Espiritualidade em saúde: novos desafios”, decorre em Fátima até Sexta-feira.


Nacional | Rui Martins | 2010-11-24 | 13:30:00 | 2708 Caracteres | Pastoral da saúde
http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=82832

Sem comentários:

Enviar um comentário