domingo, 21 de novembro de 2010

Começa assim...

Deixa cà fazer um último post
f.

começou com a proibição da manifestação contra o presidente da china, a pretexto de existir já outra manifestação autorizada (de sinal contrário) para o momento e zona; agora é a interdição de entrada em portugal de cidadãos europeus apenas por terem 'roupa preta' (!!!!!!) ou 'tarjas e tshirts anti-nato'.

oiço no noticiário da sic que um autocarro cheio de finlandeses foi impedido de entrar no país 'por tencionarem vir manifestar-se contra a nato'. devo estar muito mal informada sobre as leis e assim, porque não conhecia esta cena do estado de sítio sem declaração do estado de sítio.

julgava, inclusive, que o direito à livre circulação dos cidadãos europeus era assim a modos que um direito -- daqueles que criam deveres às autoridades no sentido de os respeitarem; e julgava que o direito à manifestação estava consagrado na nossa constituição.

não sabia que o direito à manifestação era só para portugueses, que o uso de roupa preta tinha sido ilegalizado (ooops, estou toda de preto, não chamem a polícia) e que, basicamente, aquela coisa que costumamos dizer -- está tudo doido -- era mesmo para levar a sério.

ah, e pormenor: tenho para mim, até porque é público, que as cenas mesmo a sério, daquelas tipo atocha, twin towers e metro de londres, não costumam ser feitas por malta que viaja de autocarro em grupo com tshirts e chega no dia anterior aos acontecimentos.

um pouco de jornalismo também dava jeito. quando uma jornalista pergunta por que raio não podem entrar os finlandeses e alguém responde 'porque tinham tshirts', talvez não fosse descabido perguntar 'e isso infringe que norma legal, pode-me explicar?'

http://jugular.blogs.sapo.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário