quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Senhor Não


Teixeira dos Santos recusou fundo de socorro apesar da pressão

Governo português sai da reunião do eurogrupo de ontem em Bruxelas sob pressão renovada para realizar reformas estruturais.

O que são as emissões conjuntas de obrigações da zona euro?

A ideia, defendida por alguns economistas e responsáveis políticos, é a de que os países da zona euro, uma vez que têm a mesma moeda, podem obter financiamento no mercado em conjunto e nas mesmas condições. Em vez de, como acontece agora,cada país realizar as suas emissões de obrigações de tesouro, estando sujeitos a diferentes avaliações de risco de mercado, a emissão seria única, distribuindo-se depois os fundos obtidos e os correspondentes compromissos de amortização pelos vários países.

Quem poderia ganhar com as emissões conjuntas de obrigações da zona euro?

Os grandes beneficiados seriam os países que mais dificuldades têm encontrado em financiar-se nos mercados, como Portugal, Grécia, Irlanda e Espanha. As taxas de juro destas operações seriam bastante mais baixas, uma vez que beneficiavam da credibilidade da totalidade da zona euro, incluindo a Alemanha, que actualmente consegue obter financiamento no mercado a taxas cerca de três pontos percentuais mais baixas do que Portugal.

Quem é que sairia prejudicado?

Para países como a Alemanha, esta não seria uma forma eficaz de financiamento. As taxas de juro seriam certamente mais altas do que aquelas que obtém nas suas emissões de obrigações, uma vez que ficaria englobado o risco mais elevado de alguns dos seus parceiros europeus. A vantagem para a Alemanha poderia ser a de, no actual cenário, a realização de emissões deste tipo reduziria a pressão dos mercados sobre os países periféricos da zona euro, reduzindo deste modo o risco de a Alemanha ter de financiar novos planos de resgate...


Público • Terça-feira 7 Dezembro 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário