quarta-feira, 29 de setembro de 2010

"Não gosto dos ciganos"



PARA A MINHA QUERIDA RAQUEL, companheira de aventuras
Hoje não te quero falar de aventuras, de acampamentos, de caminhadas,
de lagoas, de paisagens, de rios de águas quentes…
Hoje vou falar-te de pessoas, de povos, dos povos que povoaram e povoam o nosso país .

A origem dos povos é um assunto interessante, mas às vezes difícil de entender.
Nós, os Portugueses, quem somos ? De onde viemos? Que outros povos nos criaram?

Portugal e Espanha formam a Península Ibérica . Chama-se assim porque era habitada por um povo de guerreiros chamados Iberos .
Além dos Iberos, em Portugal havia também uma tribo de homens valentes e corajosos chamados os Lusitanos . Estes eram os povos que habitavam o nosso país .

Veio depois um povo de Itália – os Romanos – que nos atacou . Os Lusitanos lutaram ferozmente contra eles mas perderam : o exército romano era mais forte e venceu. Os Romanos ficaram aqui anos e anos … Depois, muitos anos passados, vieram outros povos – os Visigodos e os Celtas . E por cá ficaram …

Todos estes povos trouxeram coisas novas que nos ensinaram.
Os Romanos trouxeram-nos a língua deles, o Latim. O português que nós falamos vem do Latim . Ensinaram-nos a fazer estradas e construir pontes : ainda hoje existem em Portugal muitas pontes e estradas desse tempo .

Os Visigodos construíram aqui lindas igrejas . Já não há muitas para se ver … Os Celtas eram grandes artistas e artesãos : faziam ricas peças em ouro e cantavam e tocavam músicas divinas . Muitos temas de origem celta são cantados ainda hoje pelo nosso povo…

Mais tarde vieram os Árabes. Estes ensinaram-nos muitas coisas.
Plantaram aqui laranjeiras e limoeiros…Ensinaram-nos até a regar as plantas. Fizeram escolas de filosofia e medicina… Eram grandes poetas, cantores e instrumentistas.

O adufe é um instrumento árabe e o fado - que é uma canção só cantada em Portugal é também de origem árabe. Mesmo muitas palavras - como Algarve, azeite - são de origem árabe.

Todos os povos que aqui passaram trouxeram coisas novas, ensinaram-nos novas técnicas, deixaram-nos a sua língua … Aprendemos muito com eles . Mas eles também levaram daqui coisas que aprenderam conosco .

Porém, do que te queria falar, não era destes povos . Quando estudares história, verás como é lindo saber como surgiram estes povos e como são diferentes entre si .

Hoje queria falar-te doutro povo : os Ciganos.
E por quê ? Porque outro dia me disseste uma coisa : “ Não gosto dos ciganos”.
E isso deixou-me triste e a pensar … a pensar que a minha neta não gosta dos ciganos
porque não sabe quem eles são, de onde vieram …

Vou-te contar a história deles …
Sabias que eles também têm uma bandeira ? Aí tens a imagem .
Já vais perceber porque é que o símbolo principal é uma roda .
E têm uma língua própria : o romani, embora muitos já não a falem .

Os Ciganos vieram da Índia . Como muitos outros povos, vieram à procura de novas oportunidades, de novas relações, de novas culturas… Houve muitos que foram perseguidos e por isso fugiram do seu país.

Por volta do séc. XI, saíram da Índia e começaram a viajar para o Ocidente.
Chegaram ao Irão, Palestina , Turquia e no séc. XII já tinham chegado à Europa.
Terão chegado a Portugal e Espanha no fim do séc. XV.

Estes povos são chamados povos “nómadas”. O que é isto ?
São povos que não têm casa fixa, como nós. Como não têm casa, estão sempre a
viajar e assim passam de país para país … Viajam, como muitos ainda hoje fazem, em carroças, puxadas por cavalos… Percebes agora porque o símbolo da bandeira é uma roda …

Nelas trazem tudo o que têm : panelas, roupas, os filhos… Nem sempre estas viagens corriam bem, nem sempre eram bem recebidos pelos outros povos…

Em muitos países foram mesmo perseguidos, mortos e expulsos… Diziam estes povos que os Ciganos roubavam e vendiam o que roubavam.
Também os acusavam de rogar pragas e ler a sina… De facto, os Ciganos dedicavam-se a comprar e vender cavalos, faziam cestos de vime e artigos de latoaria …

São povos muito pobres, viviam a mendigar, não iam à escola…
Os Ciganos mais velhos não sabem ler nem escrever. Mas as coisas estão a mudar…

Muitos Ciganos hoje já não andam de terra em terra, como antes… Como têm muito jeito para o comércio, os Ciganos andam de feira em feira a vender tecidos e sapatos … Já não andam de carroça. Hoje andam em carrinhas e muitos têm já casas onde morar.
Por isso, começaram a ver que era importante mandar os filhos para a escola.
Lá aprendem coisas novas e brincam com meninos não-ciganos… Mesmo assim, os pais ainda não deixam as meninas ciganas ir à escola…

Os Ciganos são um povo com muitas qualidades. São bons artistas : cantam e dançam muito bem . Os meninos aprendem a cantar e dançar desde pequenos… Têm muito jeito, como já te disse, para o comércio. Às vezes, como todos os comerciantes, também enganam as pessoas… São um povo muito unido e solidário : quando um deles está doente, vai a família toda visitá-lo e esperam à porta do hospital que ele fique curado… São amigos das pessoas que gostam deles… e têm um grande respeito pelas pes-
soas mais velhas da família.

É verdade que às vezes são um pouco agressivos e zangam-se; é verdade que às vezes não tomam banho e cheiram mal… Ainda não têm hábitos de limpeza, como nós…
Há ainda hoje muitos Portugueses que não tomam banho com frequência. Nem por isso deixamos de gostar deles .

Estou a terminar .
Gostaria que a partir de agora pensasses : a todos os povos podemos ensinar e com todos podemos muito aprender . SE SOMOS DIFERENTES, SOMOS MELHORES .

Texto de Abílio Machado
(enviado por um Amigo)

Sem comentários:

Enviar um comentário