segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Melhor a emenda que o soneto


Por razões de humor, alterei o texto, substituindo a palavra Cuba e cubanos por Portugal e portugueses.
Que me desculpem os Amigos do "Câmara Corporativa" por esta brincadeira.(zézen)



O PCP e a “razão legalmente atendível” em Cuba
Da entrevista de Francisco Lopes ao DN:
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1665831


Ficou surpreendido com o anúncio do "despedimento colectivo" de um milhão de portugueses feito pelo comandante Sócrates?

O tema da entrevista são as eleições presidenciais em Portugal e a realidade portuguesa!... Em relação a essa questão, posso dizer que olhamos para o mundo e vemos em Portugal um exemplo notável de soberania, determinação em torno de um ideal e de um projecto humanista. Não apenas para o povo português mas para toda a Europa e todo o mundo, isto em circunstâncias muito adversas de bloqueio e de acções sistemáticas ao longo de décadas.

Isso justifica esta mudança de rumo?

Os dirigentes portugueses têm todo o direito de pensar em cada momento quais são as formas de organização do seu Estado e dar resposta aos interesses do povo. Creio que a forma como se coloca a questão - "despedimento colectivo" - não é ajustada para esta realidade até onde a conhecemos, porque as notícias são recentes.

Até gostaria de dizer mais, que o princípio essencial de uma sociedade socialista é de a cada um, segundo as suas possibilidades, o seu trabalho. Se for isto que for aplicado em Portugal no processo em curso de afirmação do seu projecto, responde às necessidades de todos os trabalhadores portugueses, perspectivando uma experiência que é de grande utilidade, não apenas para o nosso povo mas para o mundo.

Publicado por Miguel Abrantes em 20.9.10
http://corporacoes.blogspot.com/

1 comentário: