domingo, 16 de maio de 2010

P.R. -Para Rir-



Cavaco Silva pediu a Bento XVI para rezar por Portugal e pelos Portugueses. Podemos dizer que a Constituição não o proíbe nem as rezas nos prejudicam. Entre as orações do solicitadas ao Papa e os maus olhados encomendados à bruxa da Lousã temos de pensar que há melhores intenções no pedido das primeiras.

O que me deixa desolado, num país onde a superstição atinge o mais alto titular dos órgãos de soberania, é o à-vontade com que Cavaco solicita para mim, que me orgulho de ser português, uma reza para que não lhe passei procuração e ao arrepio da laicidade a que está obrigado.

Não sei se em período de seca o PR será capaz de pedir a um chefe índio que nos visite a habitual fogueira, para que chova, com a mesma convicção com que é capaz de pedir uma novena ao líder católico.

Há actos que envergonham um povo e situações constrangedoras para quem ouve o seu PR. Salvo o devido respeito, Cavaco pediu ao Papa um placebo para os males que nos afligem, na melhor das hipóteses, ou exerceu acto de adulação gratuita que envergonha os não crentes e para o qual não tem competência.

Cavaco pode pôr a família a beijar o anel ao Papa mas não pode humilhar o Pais perante o seu líder espiritual. É isso que distingue um estadista de um rato de sacristia.

posted by Carlos Esperança
http://ponteeuropa.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário