domingo, 11 de julho de 2010

Geração rasca


Alpoim Calvão e o regresso manso do fascismo

Pela primeira vez, depois do 25 de Abril, Portugal tem um Presidente da República a quem o fascismo não incomodou, a quem a guerra colonial não levantou problemas de consciência, a quem Camões nunca seduziu e que Saramago sempre perturbou com excesso de vírgulas.

O actual Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) foi o único número 1 do seu curso que recusou comprometer-se no derrube da ditadura, em 25 de Abril. Escreveram essa página gloriosa todos os outros, o de Infantaria, o de Cavalaria, o de Artilharia e todos os que sentiram a inutilidade da guerra e a vergonha dos crimes que se praticavam na guerra colonial, menos o capitão engenheiro Luís Valença Pinto, pouco interessado em que a ditadura permanecesse. É hoje o CEMGFA.

É neste quadro de regresso aos valores salazaristas que se promoveu a oficial-general o coronel Jaime Neves, indefectível admirador de Kaulza de Arriaga e, ontem se entregou a única medalha que faltava a Alpoim Calvão, a quem a invasão de um país estrangeiro, e o eventual assassinato dos seus dirigentes, não tolhia a determinação. A venera foi-lhe entregue pelo obscuro contra-almirante , Luís Picciochi, afirmando: «acertámos contas com a justiça, quando estava a acertar contas com a democracia.

Quem se lembra de Alpoim Calvão, antes do 25 de Abril, das sua proezas na Guiné e da promoção por mérito, julgaria o silêncio piedoso a forma de não remexer as feridas que ainda hoje nos dilaceram. Quem recorda, após a Revolução dos Cravos, o terrorismo do ELP e MDLP, os atentados e assassinatos, as ligações de Alpoim Calvão ao cónego Eduardo Melo e à Sé de Braga, teme o futuro da democracia e envergonha-se de todos aqueles que, em vez de exibirem as estrelas no firmamento da honra, seriam capazes de servir uma qualquer ditadura.

Perante a amnésia de quem tem falta de cultura democrática, os que ainda estamos vivos não podemos deixar de lhes gritar: Vergonha!

posted by Carlos Esperança
http://ponteeuropa.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário