quinta-feira, 22 de julho de 2010

O seu ao seu dono

Paredes: ex-ministra da Educação recebeu medalha de ouro do município

A ex-ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, foi hoje, segunda-feira, homenageada pelo concelho de Paredes, cujo executivo lhe atribuiu a medalha de ouro do município.

Uma condecoração que é, segundo o autarca Celso Ferreira, justa pelo trabalho que a ex-ministra desenvolveu para a concretização da Carta Educativa do concelho, “uma das mais ambiciosas do país”.

Nesse sentido, também a ex-Directora Regional de Educação do Norte, Margarida Moreira, e a ex-coordenadora do CAE, Maria Antónia Marques, foram distinguidas pelo trabalho realizado em prol do município na área da educação. Também o árbitro lordelense Jorge Sousa foi reconhecido pelo mérito desportivo.

Estes quatro homenageados, explicou Celso Ferreira, contribuíram para o engrandecimento do concelho.

É importante partilhar responsabilidades na educação, defendeu a ex-ministra

"Se hoje temos em curso aquela que é considerada a Carta Educativa mais ambiciosa do país, isso deve-se em grande medida ao empenho, à visão e persistência de Maria Lurdes Rodrigues, enquanto ministra da Educação", referiu o autarca paredense, enaltecendo a coragem com que a governante defendeu, "até ao fim", os seus ideais e convicções. Por isso, independentemente da sua "cor" político/partidária, o município quis condecorar Maria de Lurdes Rodrigues por ter abraçado o desafio de modernizar a escola pública. Porque este foi um trabalho de "uma equipa coesa e capaz", também foram distinguidas Margarida Moreira e Maria Antónia Marques.

Maria de Lurdes Rodrigues considerou este "um acto de generosidade" por parte desta autarquia, uma homenagem que disse aceitar "humildemente". "A grande satisfação que um político pode ter é verificar o resultado do seu trabalho ao serviço da população", referiu a ex-ministra, afirmando que guardará na memória a imagem da escola nova de Mouriz, que visitou esta manhã, e que é "a parte visível de todo um trabalho realizado em prol da educação".

Falando de uma nova fase da política educativa, Maria de Lurdes Rodrigues lembrou que durante o seu mandato procurou-se criar condições para que as autarquias exercessem o seu papel na área da educação. "As responsabilidades na educação devem ser partilhadas com autarquias, com os pais e com outros agentes locais de proximidade", defendeu a ex-ministra, frisando que os resultados estão à vista, não só em Paredes mas em outros locais do país.

Além das questões de proximidade, agora mais acauteladas, a escola vê-se a braços com um problema de liderança, disse a ex-governante. "Não são os edifícios que fazem a diferença, apesar de o espaço físico ser importante, são os professores e as lideranças. Podemos encontrar escolas pobres em que se faz um ensino de grande qualidade", sustentou, acrescentando que cabe aos professores tirar partido das novas estruturas e tecnologias pondo-as ao serviço dos alunos.

http://www.verdadeiroolhar.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário