sábado, 3 de julho de 2010

Vergonhas



Gravações desclassificadas nos Estados Unidos revelaram a intenção do antigo presidente Richard Nixon (1969-1974) de retirar o então presidente chileno Salvador Allende do poder.

Nas gravações, Nixon aparece a dizer que quer "dar um pontapé no rabo" e derrubar "o filho da p..." do Salvador Allende, que veio a morrer no golpe de Estado liderado por Augusto Pinochet, em 1973.

As gravações foram divulgadas nos Estados Unidos, através do sítio nixontapes.org, e resumidas num artigo publicado no Chile pelo Centro de Investigação Jornalística (Ciper, na sigla espanhola), redigido pelo jornalista Peter Kornbluh.

Nestas gravações incluem-se várias conversas de Nixon com o seu conselheiro para a Segurança Nacional e posterior secretário de Estado, Henry Kissinger.

"É um Estado fascista", disse Nixon, na Sala Oval da Casa Branca, ao comentar a vitória da coligação de Allende, a Unidad Popular, nas eleições municipais de Abril de 1971.

De acordo com as gravações, todas sobre o Chile, Nixon ficou particularmente irritado com a nacionalização das empresas norte-americanas naquele país da América do Sul, em especial com as ligadas à extração de cobre, o principal produto chileno.

A 11 de julho de 1971, Nixon contou a Kissinger que o ministro das Finanças, John Connally, lhe disse que, se Washington não parasse Allende, outros Estados latino-americanos começariam a nacionalizar empresas norte-americanas.

"Tudo o que fizermos com o governo chileno será observado por outros governos e grupos revolucionários na América Latina", acrescentou.

Meses mais tarde, em 05 de outubro de 1971, Nixon comunicou a Kissinger e Connally a sua decisão: "Decidi derrubar Allende".

No final da reunião, Nixon afirmou a Kissinger: "No Chile, vale tudo. Deem um pontapé nesses rabos, ok?"

"De acordo", disse Kissinger.

Em junho de 1971, o ex-ministro do Interior, o democrata-cristão Edmundo Pérez Zukovic, foi assassinado pelo grupo de extrema-esquerda Vanguarda Organizada do Povo (VOP), o que fez recordar a morte, nove meses antes, do general René Schneider.

Numa conversa, Kissinger assinala: "Os filhos da p... estão a culpar-nos (...) Estão a culpar a CIA [do crime de Pérez Zukovic]".

"A CIA é muito incompetente para o fazer (...) Quando tentam matar alguém, fazem três tentativas (...) e depois disso ainda vive três semanas (...)", disse Kissinger, em conversa com Nixon.

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1608915&seccao=EUA

Sem comentários:

Enviar um comentário